quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Polícia Civil realiza operação para apreender armas em cidades do Vale do Piancó


Mônica Rodrigues 

Após uma semana da Operação Liberdade realizada em Patos na semana passada, para o cumprimento de 38 mandados de busca e apreensão e prender oito pessoas por envolvimento com o tráfico de droga na cidade de Patos, a polícia civil agora investe na região do Vale do Piancó.
A Operação denominada "Desarme" desencadeou na madrugada de hoje (11), onde 47 policiais civis, inclusive, onze delegados cumprem nove mandados de busca e apreensão no município na zona rural de Santana de Mangueira, há 50 km de Itaporanga.
Segundo os delegados que estão no comando da Operação, Cristiano Santana, delegacia de Conceição e Stefeson Nogueira da 6ª Delegacia Regional de Itaporanga, a cidade de Santana de Mangueira foi a escolhida para a primeira operação realizada no vale do Piancó por registrar o maior número de incidentes com armas de fogo, inclusive homicídios.
De janeiro até agora seis pessoas foram assassinadas na cidade, todas vítimas de arma de fogo, segundo o delegado Cristiano Santana as investigações iniciaram há três meses e constataram que na maioria das casas existe armas o que facilita os homicídios, "muitas vezes são rixas ou crimes passionais que resultam nessas mortes, justamente pelo fato de se ter com facilidade armas de fogo em casa,"afirmou o delegado.
Segundo o delegado Stefesson Nogueira, várias denuncias anônimas foram feitas a delegacia de Itaporanga informando a existência de armas, inclusive de que pessoas circulavam livremente pelas ruas de Santana de Mangueira conduzindo-as ostensivamente.
Duas pessoas foram presas em flagrante e duas armas foram apreendidas até o momento, já que a operação agora está dando continuidade na zona rural do município de Santana de Mangueira.
Essa foi a primeira operação realizada esse ano no Vale do Piancó, segundo o delegado Stefeson, várias operações ainda serão desencadeadas na região para combater a criminalidade.
Na semana passada em Patos o secretário da Segurança e Defesa Social, Gustavo Gominho, havia anunciada a realização de operações em todo o estado. O Serviço de Inteligência da Polícia Civil vem realizando investigações sigilosas nas várias regiões da Paraíba para identificar a existência de bocas de fumo e locais onde são armazenadas armas.