sábado, 21 de agosto de 2010

Bandidos de Pernambuco fogem para Paraíba



O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Wilson Damásio, disse,, ontem, que os bandidos se aproveitam do policiamento precário nas divisas entre os estados para cometerem os crimes. Ele acredita que a atuação das quadrilhas de arrombadores de bancos na Paraíba pode ser influenciada pela repressão exercida em seu estado. "Os que não estão sendo presos aqui estão fugindo para outros locais, incluindo nossos vizinhos.
Atualmente, efetuamos uma média mensal de 400 mandados de prisão, fora as que são feitas em flagrante. Isso assusta o bandido", afirmou.
Nos últimos dois dias foram presas oito pessoas acusadas de integrarem uma quadrilha especializada em arrombamento de caixas eletrônicos e agências bancárias nos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas.
Segundo o coordenador do Grupo de Operações Especiais (GOE), delegado Wallber Virgolino, mais de 20 pessoas já foram presas desde o início da semana passada. Desses, quatro foram presos no município de Pitimbu, por policiais do GOE, da Delegacia de Caaporã, Delegacia de Roubos e Furtos de Pernambuco e o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Alagoas.
"Eles são acusados de participarem de 14 assaltos nos últimos seis meses nos três estados e já estavam sendo investigados há alguns meses pelos serviços de inteligência. Os quatro primeiros foram presos quando se preparavam para arrombar uma agência bancária no município de Quipapá (PE) para roubar caixas eletrônicos. Com eles, foram encontrados vários equipamentos que seriam usados na ação", explicou Wallber.

Polícia chegou na hora do roubo

O coordenador do Grupo de Operações Especiais (GOE), delegado Wallber Virgolino falou que a polícia conseguiu chegar até os criminosos após uma denúncia anônima e que os policiais do Departamento de Crimes Patrimoniais (Depatri) de Pernambuco e da Seção Especial de Roubo a Banco de Alagoas (DEIC) conseguiram prendê-los no momento em que eles tentavam roubar os caixas eletrônicos de uma agência do Banco do Brasil de Quipapá. "Os bandidos estavam equipados com maçaricos, cilindros de oxigênio, pés de cabra e até lixas. Além disso, havia cerca de 30 metros de lona preta e um veículo que seria usado para a fuga", falou.
Todos foram apresentados à imprensa ontem, durante coletiva realizada na Chefia de Polícia Civil de Recife, e depois, transferidos para a Paraíba, segundo Wallber, que participou da ação, e disse que os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça de Caaporã. O coordenador do GOE relembrou também que sete pessoas, acusadas de assaltos em Campina Grande e municípios do Sertão, foram presas na Paraíba desde a última segunda-feira, em ações realizadas pelas Polícias Civil, Federal e Rodoviária Federal.