A Polícia Militar iniciou em Campina Grande a Operação ‘Bairro’, que visa combater o tráfico de droga, bem como a apreensão de armas e cumprir mandados de prisão. No início da manhã desta sexta-feira (27), cerca de 80 homens do 2º Batalhão cercaram o Bairro do Pedregal e, após duas horas de ação, foram apreendidas duas pistolas, uma pequena quantidade de maconha e a prisão de duas pessoas, uma delas albergada que estava com a droga.
A operação teve como objetivo cumprir um mandado de prisão contra o traficante Robervânio Pequeno Tavares e de busca e apreensão coletiva em casas suspeitas daquela comunidade, expedidos pelo juiz Horácio Ferreira de Melo Júnior, do 2º Tribunal do Júri.
O tenente-coronel Marcus Marconi, comandante do 2º BPM, esteve a frente a operação. Por volta das 5h, começou o cerco ao bairro com abordagens a todas as pessoas que tentavam sair do Pedregal. Motoqueiros, motoristas e transeuntes foram revistados. Enquanto grupos de policiais se posicionavam nos acessos ao bairro, viaturas circulavam pela comunidade para evitar fugas.
Ao final da operação, o tenente-coronel Marconi fez um relato e disse que, apesar de não ter conseguido prender Robervânio, considerou o trabalho positivo, com a apreensão das armas e da droga. "O importante é que estamos realizando um trabalho preventivo e isso é o que a população quer", argumentou o comandante do 2º BPM.
Uma das pistolas apreendidas estava em poder de Flávio Diniz Santos, 19 anos, residente na rua Abel Costa, no Pedregal, enquanto que a droga com um apenado beneficiado com o regime aberto (albergado).
Disputa de duas facções
Segundo o tenente-coronel Marconi, no bairro do Pedregal existem duas facções criminosas que brigam pelo tráfico de droga. Robervânio Pequeno comanda uma delas. No dia 19 desse mês, um membro do grupo rival esteve no Fórum Criminal de Campina Grande para prestar depoimento como testemunha contra o traficante e, após retornar para o bairro, foi alvo de uma tentativa de atropelamento, quando Robervânio jogou seu carro contra a moto pilotada por um adolescente conhecido por ‘Carrapato’, gerando reação por parte da outra facção que também passou a ser procurada pela polícia.
O comandante do 2º BPM disse que a Operação ‘Bairro’ vai atingir todas as localidades de Campina Grande e outros municípios do Compartimento da Borborema. "O nosso objetivo é sufocar os bandidos e não permitir espaços para que eles pratique crimes", disse Marconi