terça-feira, 27 de abril de 2010

Soldado da Polícia Militar de alagoas morre em treinamento



O soldado da Polícia Militar, Abinoão Soares de Oliveira, pertencente ao 4º Batalhão, e que estava cedido à Força Nacional, faleceu na manhã deste sábado (24), na cidade de Cuiabá, Mato Grosso, vítima de hipotermia durante um treinamento de Tripulante Operacional Multimissão.

O curso tem o objetivo de capacitar profissionais da segurança pública para atuar em aeronaves de resgate, busca e salvamento, combate a incêndio e ocorrências policiais.

O soldado era um dos 25 alunos do 4º Curso de Tripulante Operacional Multimissão (TOM-M).

Após treinamento de flutuação em um clube de golf na estrada do Lago do Manso, na manhã deste sábado, Abinoão e mais três militares sofreram um mal súbito, receberam os primeiros atendimentos pela equipe do Corpo de Bombeiros que fazia a prevenção no local do treinamento e posteriormente foram levados ao Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC).

Abinoão não resistiu e morreu na unidade de saúde da Capital. Os demais militares estão em observação no PSMC e fora de perigo.

Segundo o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, “o curso estava sendo ministrado por profissionais capacitados, e o local onde acontecia o treinamento aquático tinha todo aparato médico, equipe do Corpo de Bombeiros, além do suporte do helicóptero do Ciopaer", explicou Diógenes em coletiva à imprensa durante a manhã no PSMC.

O curso foi suspenso temporariamente. “Não é um curso qualquer. É um curso de sobrecarga, de resistência a fadiga, que exige muito dos alunos. Os que realizam a capacitação passam por rigorosos testes de seleção antes de iniciar o curso”, disse na coletiva o comandante geral da Polícia Militar do Estado, coronel PM Osmar Lino Farias. “O que aconteceu foi uma fatalidade que será apurada por meio das investigações”, completou Farias.

Fonte: Blog do Cb Heronildes