sábado, 13 de março de 2010


Calor excessivo derruba 50% das vendas em Patos
Ontem, quinta (11), o termômetro no centro de Patos marcou 41 graus e segundo levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), entre 13h e 16h, tem sido registrada queda de 50% nas vendas em relação ao mês passado.
Os comerciantes reclamam do calor. De acordo com o meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Eesa), Alexandre Magno, a sensação térmica pode chegar a quatro graus acima do registrado, neste caso, os sertanejos estão enfrentando uma sensação de 45 graus. “Nos últimos dias as vendas no comércio vem caindo muito”, relatou o Vicente Martins da Nóbrega, presidente da CDL de Patos, que assumiu não ter saída para controlar a situação. “Não podemos fazer muita coisa, é aguardar o início do período chuvoso”, comentou.
A comerciante Maria do Socorro Pádua, vende roupas e assessórios femininos e constatou queda de 20% nas vendas desta semana. “Ninguém agüenta sair nesse calor, principalmente as mulheres. Tem sido um verdadeiro castigo ficar dentro das lojas, principalmente as que não têm ar condicionado”, disse.
As altas temperaturas causaram também aumento de atendimentos nos hospitais, no caso do Hospital Infantil, o número dobrou. De acordo com o diretor, Umberto Júnior, os atendimentos de crianças têm aumentado de 100 para 200 por dia. “Temos registrado no hospital um aumento do atendimento de crianças e 50% dos casos são doenças relacionadas ao calor”, constatou.