Nunca na cidade de Salgueiro, no sertão de Pernambuco, as imagens de santos católicos foram utilizadas tão fora de propósito quanto na última terça-feira (5), quando quadros de anjos e com as imagens de Maria e de Jesus Cristo, foram descobertos como recipientes para drogas.
Ao todo, 25 pinturas escondiam entre a tela e o forro, pacotes de maconha prensada que somaram 63 kg do entorpecente, originado no Paraguai.
O jovem que transportava a droga, Geraldo Dantas de Sousa Araújo, de 25 anos, havia recebido a ‘encomenda’ na cidade de São Paulo e seguiria em um ônibus, da empresa Gontijo, até a cidade de Patos. Os quadros deveriam ser entregues em Pombal, sua terra natal.
“Ele receberia R$ 3 mil pela entrega, mas acabou flagrado durante uma abordagem de rotina da Polícia Federal no terminal rodoviário de Salgueiro. Os agentes estranharam o peso dos quadros e acabaram descobrindo a droga”, explicou o chefe de comunicação da Polícia Federal, Giovane Santoro.
Ainda segundo Santoro, esse tipo de transporte criminoso é comum na região, que acaba tendo o tráfico potencializado pela proximidade do terminal rodoviário com plantações de maconha no sertão pernambucano. “A surpresa foi mesmo pela ousadia de utilizar, para disfarçar a infração, imagens religiosas, que supostamente deixariam os materiais fora de suspeita”, afirmou.
Por trafegar com drogas por vários estados, Geraldo Dantas foi autuado por tráfico de drogas, agravado pela modalidade interestadual, e encaminhado ao Presídio Regional de Salgueiro. Se condenado, o jovem pode responder a penas que variam entre 5 e 20 anos de reclusão.