Mais uma vez atos de vandalismo contra prédios religiosos em Patos deixam fieis preocupados. Desta vez o crime aconteceu na Igreja Católica de Santo Antônio, no bairro de Santo Antônio em Patos. O crime ocorreu durante a madrugada desta quinta-feira(21), quando moradores ouviram sons fortes vindo da direção da igreja. Ao sair de suas residências, já flagraram o vândalo correndo pelo meio da rua após cometer o ato criminoso.
Pelo o que apurou a reportagem, o vândalo ainda não identificado, não conseguiu entrar na igreja, mas causou prejuízos a paróquia quebrando os vidros da porta central e deixando-a parcialmente danificada ao promover chutes que a deixaram amaçada.
Nas primeiras horas da manhã de hoje, ninguém foi encontrado para prestar esclarecimentos do ocorrido e a igreja estava fechada. O padre não foi encontrado no local.
Aparentemente, as imagens de santos da igreja estavam intactas, o que leva a crer que o criminoso não conseguiu entrar na igreja já que as portas são de ferro e bastante reforçadas.
Mas esta não é a primeira igreja católica em Patos que é alvo de crime. Com mais este ato criminoso, sobe para seis, o número de invasões a igrejas católicas em Patos com registro de destruição de imagens sacras, com exceção desta que não houve dano às imagens.
A Igreja Catedral, no Centro, foi invadida duas vezes. Já a igreja de Nossa Senhora da Conceição, na Praça Edivaldo Mota, uma vez, a de Nossa Senhora de Fátima no Belo Horizonte, uma vez e a última havia sido a igreja de Santa Luzia no Monte Castelo no dia 27 de fevereiro deste ano.
Lá, de acordo com o padre Evandro Romero, responsável pela paróquia de Santa Luzia, o criminoso arrombou a porta principal do templo e promoveu um verdadeiro quebra-quebra dentro da igreja. Pelos menos três imagens sacras foram totalmente destruídas e o altar foi jogado ao chão ficando parcialmente destruído e de cabeça para baixo. O vândalo ainda revirou parte de objetos na igreja antes de fugir.
Assim como na Santa Luzia, no Santo Antônio os fieis apenas suspeitam que seja o mesmo criminoso que já acostumado a agir contra as igrejas católicas em Patos.
O rapaz é considerado esquizofrênico e apesar de já ter sido preso algumas vezes, sempre é solto devido ao atestado de insanidade mental. Ele teria envolvimento com drogas também, segundo a família.
Esta semana, mais precisamente no último domingo, ele invadiu uma igreja católica na cidade na hora da missa, tomou o microfone do padre no momento da homilia e começou a fazer ameaças ao padre e aos fieis dizendo que tinha uma missão que era matar um padre em nome de Deus.
Após as ameaças, os fieis conseguiram controlá-lo e ele foi levado embora, mas não foi preso. O padre Xavier pediu ajuda da polícia e disse que os católicos não podem ficar sem segurança convivendo a todo momento com uma situação dessas.
No início da manhã de hoje, a reportagem recebeu a informação que a promotora Edivani Saraiva determinou a internação do jovem numa casa de recuperação.
O jovem foi sedado e levado pelo Samu para ser internado mais uma vez no Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira em João Pessoa.