O major Onivan Elias, coordenador estadual do Programa de Combate às drogas e Resistência a Violência-Proerd, participou nesta quarta-feira, dia 27, representando o comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller de Assis Chaves, de sessão especial realizada pela Assembléia Legislativa no combate sistemático as drogas que aconteceu no Centro de Convenções Cidade Vida, localizado no Bairro do Bessa.
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Ricardo Marcelo (PSDB) ressaltou a importância da união do Poder Público e dos vários segmentos da sociedade civil organizada, e ainda a firme disposição da Casa de Epitácio Pessoa em se integrar no combate às drogas na Paraíba, que vem devastando a juventude paraibana.
Para o major Onivan Elias, a união dos órgãos públicos e da sociedade organizada mostra a disposição de todos no combate ao maior mau do século 21, e que vem de forma desastrosa viciando adolescente e jovens.
Segundo ele, a Polícia Militar vem desenvolvendo um grande trabalho em toda Paraíba através do Proerd que já beneficiou mais de 60 mil jovens. O PROERD é desenvolvido nas Escolas Públicas e Particulares, apenas no 5º ano e 7º ano do Ensino Fundamental, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças e adolescentes.
O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas.
O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.
O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo. O Programa não invalida qualquer outro Programa, Trabalho ou Atividade de prevenção, dirigido aos jovens como um todo. A cooperação da sociedade é fundamental, e a participação, efetiva, do empresariado constitui-se na sustentação, econômica e financeira, da viabilidade e continuidade do PROERD, visando atender parcela, cada vez mais significativa, das crianças e adolescentes, criando, dessa forma, uma rede protetiva, crescente, contra as drogas (lícitas e ilícitas), bem como contra as atitudes que geram violência.
|