Em plena semana em que comemoramos o dia das MÃES, e durante seu cotidiano de trabalho, o Corpo de Bombeiros que atende aos mais variados tipos de casos, alguns até inusitados. Na madrugada desta quinta-feira, 28 de abril de 2011, por exemplo, uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros de Caicó, foi acionada para atender a uma chamada emergencial e acabou realizando mais um parto dentro de uma residência.
Os bombeiros se deslocaram até uma residência na Rua José Elias da Silva, 691, Alto da boa vista Caicó/rn, e encontraram a senhora Luciana de Oliveira Faria já em trabalho de parto. Como não havia mais tempo para transportá-la até o hospital e, tendo em vista que a criança já tinha vindo ao meio externo (já tinha nascido), os bombeiros deram início à assistência pré-hospitalar ali mesmo no local.
Foi necessário um excelente trabalho de equipe para acalmar a paciente e seus familiares e concluir o parto, com os cuidados que a ação necessitava.
Na residência, os bombeiros desobstruíram as vias aéreas do bebê para evitar a asfixia por secreção, pinçaram e depois cortaram o cordão umbilical que liga a criança a mãe, e mantiveram a temperatura corporal de ambos com a colocação de agasalhos. Após os atendimentos iniciais prestados, a mãe e o bebê foram conduzidos até o hospital do Seridó para que fossem feitos os procedimentos finais, onde puderam receber atendimento médico. Luciana de Oliveira Faria e a bebê, do sexo feminino, passam bem.
A equipe de resgate que realizou o parto foi composta pelos soldados Chagas, Gerson e Muniz, além do Soldado Rogério, da Central de Gerenciamento de Emergência da Corporação, que prestou as primeiras orientações ainda por telefone e acionou a guarnição.