Policiais militares da Rotam de Patos prenderam na manhã de hoje, por volta das 8h30, o secretário de Obras da Prefeitura Municipal de São José de Espinharas, Joaquito de Morais Fernandes, 45 anos, acusado de porte ilegal de armas, na PB-275, estrada que liga aquele município a Patos. Os policiais chegaram até o secretário através de uma denúncia anônima.
Os policiais conseguiram interceptar o secretário que vinha numa motocicleta na companhia de sua esposa quando os policiais pediram para que ele parasse o veículo. Ao revistar, os PM's encontraram a arma, um revólver calibre 38, com cinco munições intactas.
Joaquito foi levado para 5ª Delegacia de Polícia Civil de Patos e autuado por porte ilegal de armas pela delegada da 1ª DD, Ana Valdenice. Já sua esposa foi liberada após prestar depoimento.
O secretário se defendeu dizendo que a arma era para uso pessoal já que vinha recebendo ameaças constantes de morte. Ele disse acreditar que as ameaças têm motivações políticas.
Joaquito não soube explicar quem seriam os ameaçadores. Ele foi transferido ainda na manhã de hoje para o Presídio Regional Romero Nóbrega em Patos onde ficará à disposição da Justiça.
A Prefeitura de São José de Espinharas emitiu nota de esclarecimento:
Em decorrência de fato lamentável, envolvendo o Secretário de Infraestrutura do Município de São José de Espinharas, Joaquito de Morais Fernandes (Neto), por ter sido flagrado com arma de fogo sem o devido registro de porte, como exigem os órgãos de segurança pública, comunicamos à sociedade que o Executivo tomou como providência a exoneração imediata do mesmo, por não concordar com tal atitude.
A Prefeitura de São José de Espinharas preza pelo cumprimento e respeito às leis e por essa razão jamais será tolerante com qualquer ato que venha de encontro ao que está previsto nos princípios jurídicos brasileiros.