Polícia Federal fecha cerco contra entrada de drogas no São João de Patos e região
A delegacia da Polícia Federal em Patos está fechando o cerco contra a entrada de drogas no Sertão, região que atualmente se configura como corredor de passagem de substâncias entorpecentes de outros Estados com destino à Paraíba. O objetivo das fiscalizações intensificadas em parceria com a Polícia Rodoviária Federal é evitar que o tráfico ganhe força no período do São João.
Dois casos de prisões e apreensões ajudam a Polícia Federal a traçar a rota das drogas pelo Sertão e a descobrir quem seriam os responsáveis por encomendar o produto na Paraíba e qual seria seu destino final. Na manhã da quarta-feira (16), um homem de 32 anos foi encontrado com três quilos de cocaína de alto grau de pureza. Ele estava em um ônibus da empresa Guanabara e foi detido no posto da PRF em Cajazeiras, na BR-230.
De acordo com a Polícia Federal em Patos, o traficante partiu de Brasília no dia 14 de junho com destino a Pombal, passando pelo Sertão do Ceará, em cidades como Juazeiro do Norte e Crato. Como a cocaína pura custa caro no mercado, a suspeita é de que ele estivesse levando a encomenda para clientes de alto poder aquisitivo em Patos, Sousa, Pombal, Cajazeiras e Teixeira. A droga seria comercializada durante os festejos juninos.
A PF acionou equipes em Brasília, que encontraram mais um quilo de cocaína na casa do suspeito. O preso foi autuado em flagrante por tráfico interestadual de substância entorpecente e falsidade ideológica (por ter apresentado uma carteira de identidade falsa). Após prestar depoimento, ele foi levado para o Presídio Regional de Patos, onde permanecerá detido à disposição da Justiça.
Em mais uma ação preventiva, a PF deteve três homens com armas na noite da quarta-feira no posto da PRF em São Mamede. Não foram encontradas drogas, mas eles são suspeitos de envolvimento na distribuição de drogas no Sertão. O inquérito ainda está em andamento e os acusados são submetidos a interrogatórios nesta quinta-feira (17).