domingo, 28 de fevereiro de 2010

Acidente com duas vítimas fatais em Francisco Dantas-RN


Hoje (27) por volta das 17h00min, aconteceu um grave acidente de carro na Parede do Açúde Público de Francisco Dantas-RN. Um veículo tipo PALIO que era conduzido pela pessoa de Berinalva, perdeu o controle e desceu a parede do açude.
O veículo pertencia ao Senhor Expedito (conhecido como Dito Epaminondas) que se encontrava no veículo. Seu Dito foi socorrido logo após o acidente pela Polícia Militar de Francisco Dantas-RN para o hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros-RN, mas não conseguiu sobreviver.
Uma criança de sete anos que era sobrinho da condutora também se encontrava no veículo e também não conseguiu sobreviver, o garoto foi retirado do veículo que se encontrava debaixo d’água por populares por volta das 17h40min e ainda encontra-se no local aguardando a chegada do ITEP.

Patos: Polícia Federal fecha fábrica de vinho por falsificação

O Ministério da Agricultura fechou a empresa Fortaleza Indústria e Comércio de Vinhos, na cidade de Patos, por ter fraudado 1 milhão de litros da bebida durante três anos, período em que foi investigada, em oito processos administrativos.
A matéria prima para a fabricação do vinho São João, era substituído por outras substâncias, como álcool.
Na operação de fechamento, ainda foram apreendidos e inutilizados 16 mil litros da bebida e aplicada multa de R$ 72 mil.
Segundo o fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Gecemar Cordeiro, as informações serão repassadas ao Ministério Público Federal e Polícia Federal para que os sócios da empresa sejam investigados criminalmente.
Outras duas empresas paraibanas de bebidas também estão sendo investigadas por apresentar irregularidades, de acordo com ele. Não foi informado há quanto tempo a fraude acontecia.
A interdição aconteceu na manhã da última quinta-feira. De acordo com Gecemar Cordeiro, o processo já foi transitado e julgado, o qual aconteceu em duas vertentes.
“Primeiro aconteceu a conferência documental entre a entrada de matéria-prima e a saída de produtos entre abril de 2005 e abril de 2008. Foi então verificada a subtração de 1 milhão de litros que deveriam estar no produto acabado, no produto final e não estava. Na segunda etapa, outras coletas sistemática de abril a novembro de 2008, com a análise do material, mostraram que o teor de vinho também nos outros produtos a base de vinho estava abaixo dos 50% exigidos”, explicou.
Os 16 mil litros de vinho inutilizados estavam armazenados a granel dentro de uma pipa e já haviam precipitado.
Os nomes dos sócios proprietários da empresa não foram revelados pelo Ministério da Agricultura, nem pela Polícia Federal.
A empresa recebia o vinho produzido no Rio Grande do Sul e realizava todo processo de manipulação e padronização em Patos.
Gecemar Cordeiro explicou que, além do açúcar que já é permitido nesse processo, e dos sucos de frutas adicionados na fabricação do coquetel, a análise verificou moléculas de álcool que não eram provenientes da uva, mas da cana-de-açúcar.
O processo foi defendido em 1ª e 2ª instâncias administrativas. Foi suspenso o registro do estabelecimento e a produção por 1 ano.
A empresa só poderá voltar a fabricar e vender seus produtos depois desse prazo e se já estiver em conformidade com as normas exigidas.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Homem realiza protesto com caixão de defundo em frente a Prefeitura de Patos

Uma situação que causou perplexidade para quem passava no momento do inusitado aconteceu no início da tarde de ontem (sexta-feira, dia 26 de fevereiro) no centro da Cidade de Patos, quando na oportunidade Marcos Antônio Guimarães (45) [foto] protestou falta de pagamento com “caixões de defunto” que ele expôs em frente à Prefeitura.
O comerciante alega que a Prefeitura de Patos lhe deve R$ 12.000,00 (doze mil) pelo fornecimento de caixão para pessoas carentes através, principalmente, de solicitações de vereadores ligados ao prefeito Nabor Wanderley (PMDB).
Segundo Guimarães que não quis apresentar as supostas solicitações para o despache da mercadoria, a maioria dos pedidos foi autorizada pela secretária de Ação Social do Município Helena Wanderley e uma secretária dela conhecida por Alexandra.
O dono da Funerária Monte Sinai disse a nossa equipe que não quis apresentar à imprensa as referidas solicitações com autorização expressa de pessoas ligadas a Prefeitura, para não expor o nome das famílias as quais foram beneficiadas com os caixões, porém na hora que for preciso, provará que a Prefeitura deve o valor reclamado.
Disse que caso não receba os doze mil reais da Prefeitura, será obrigado a procurar cada família que foi ajudada na doação dos caixões e tentar resolver ou apaziguar o “prejuízo”.
“... Todos os serviços foram feitos com a ordem de serviço assinada pela família. Se, ele doou o caixão a família, disse que ia doar o caixão a família e não pagou, a família vai me pagar isso e vai ser um constrangimento e uma vergonha pra Patos. Infelizmente alguém vai ter que me pagar...”, desabafou o comerciante.
Tentamos uma ligação para o secretário de Administração Municipal Corsino Neto na manhã deste sábado (26), porém seu telefone estava desligado ou fora da área de cobertura.
Apesar de não ser de sua alçada a situação, Corsino falou com nossa equipe na tarde de ontem (25) e disse que lamentava todo o episódio, mas a Prefeitura não deve ao comerciante.
Confirmou que já houve uma parceria entre ambos, porém o contrato já havia acabado. Mas o comerciante continuou despachando a mercadoria para alguns vereadores sem autorização por escrita dos responsáveis.
Disse que o prefeito Nabor Wanderley jamais comungou com esse tipo de situação e caso haja uma confirmação por escrito apresentada pelo comerciante e devidamente assinada por pessoas credenciadas a doação, com certeza o prefeito resolverá o impasse.

MILICIANOS PRESOS

O ex-PM Francisco e ex- Subsecretário de Transportes de São Pedro da Aldeia César Silva Oliveira, o Chico Bala, foi preso ontem por policiais da 35ª DP (Campo Grande) numa casa de luxo em Guarapari, no Espírito Santo. Ele estava foragido desde junho do ano passado.
O capitão reformado da Polícia Militar Epaminondas de Queiroz Medeiros Júnior se apresentou à Polícia Militar. Ele é apontado como um dos líderes da milícia em Rio das Pedras, o capitão Queiroz tinha mandado de prisão pedido pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas e Inquéritos Especiais (Draco-IE). Na noite de ontem, ele se entregou no Batalhão Especial Prisiona da Polícia Militar.
O oficial foi indiciado ainda pela Polícia Federal por lavagem de dinheiro depois de ser revelado o enriquecimento de integrantes da milícia de Rio das Pedras, onde o PM é dono de lotéricas e cartório. Ele chegou a se candidatar a vereador, mas desistiu da disputa após denúncias sobre seu envolvimento com a milícia.

Acidente de moto entre Ipueira-RN e São João do Sabugi-RN mata Casal

Tadeu da Silva Medeiros e Ariana Araújo Pinto, foram encontrados mortos por volta das 05h30min da madrugada de hoje (27) na curva do açude do Sítio Curral Queimado, na RN-118, o local é distante cerca de 4 quilômetros do centro urbano de Ipueira-RN.

Eles eram namorados residiam em Ipueira-RN, estavam em sua cidade nas festas de inauguração que foram promovidas pelo Governo do Estado durante a noite.Os dois estavam indo a São João do Sabugi-RN em uma moto Honda NX 350 Sahara Placa: MYU-4353 de Açu-RN.
Um fato que chamou a atenção é que a mãe de Ariana (que não sabia que a filha era vitima do acidente) foi até a casa de Tadeu confortar dona Raimunda da silva mãe de Tadeu que estava em choque, na residência a mãe de Ariana foi informada que sua filha também tinha falecido.

Agricultor é assassinado no Ceará com três tiros e PM suspeita vingança

Um homicídio foi registrado por volta das 10h00min desta sexta-feira na zona rural de Brejo Santo-CE. O agricultor José Zenaldo Gondim Marcolino, de 29 anos, que morava no Sítio Lagoinha, foi alvejado com três tiros de espingarda calibre 12 na estrada carroçável perto de sua casa. Como ele era fugitivo da justiça e respondia por homicídio tendo contra si um mandado de prisão em aberto da comarca de Brejo Santo-CE, a polícia adota a tese inicial de um crime com características de vingança.
Provavelmente, o rapaz ia para a roça em sua moto Honda CG 125 Titan de cor azul e placa DJI-1481, inscrição de São Paulo. Num determinado ponto da estrada, ainda na área do Sítio Lagoinha, Zenaldo foi surpreendido com um disparo efetuado por alguém que estava aguardando a sua passagem. Ele caiu do veículo e o acusado se aproximou com a espingarda em punho para atirar outras duas vezes e fugir em seguida. Segundo a polícia, populares residentes na localidade ouviram os estampidos e saíram procurando algo na direção do barulho.Algum tempo depois encontraram o cadáver do agricultor ainda derramando bastante sangue. O fato foi comunicado ao quartel da Polícia Militar de Brejo Santo-CE que mandou uma viatura ao local. Os PMs isolaram a área até a chegada do rabecão para trasladar o corpo até o Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro-CE. O perito criminal Milton Alencar constatou três perfurações de calibre 12 e não encontrou vestígios no local que possam auxiliar na elucidação do caso.

Tiroteio em Uiraúna-PB deixa saldo de um morto

Na noite desta quinta-feira (25) a violência deixou mais uma vez um rastro de sangue e medo na cidade de Uiraúna-PB. Um homicídio registrado por volta das 22h00min na rua Silvestre Fernandes, no bairro Gaveta, naquela cidade fez moradores e a polícia ficarem em estado de alerta.
Segundo informações de testemunhas, três homens conversavam em uma calçada quando dois elementos encapuzados chegaram em uma moto e começaram a atirar. Emerson Pereira da Silva, conhecido como “Mela-Mela”, de 22 anos, foi atingido no peito e morreu na hora.
Com ele estavam o agricultor José Antonio de Oliveira, 37, e o também agricultor Francisco de Assis filho, 20, todos moradores da rua Silvestre Fernandes.Os dois sobreviventes foram atingidos no braço e levados pela polícia ao hospital. A guarnição que estava fazendo rondas na área central da cidade se deslocou ao local após ser informada pela central sobre o crime.
Os policiais isolaram a rua enquanto buscas eram feitas para localizar um dos suspeitos. Em poucos minutos, José Carlos Tavares, 39, morador do bairro Retiro, foi preso. Segundo as vítimas e testemunhas, ele é o autor dos disparos.
José Carlos foi encaminhado à delegacia onde ficará preso até ser transferido para um presídio. Com suas informações, a polícia espera localizar o segundo envolvido no atentado.

Policia prende quatro homens com 40 pedras de crack e maconha em Cajazeiras

O Serviço de Intenligência do 6º BPM prendeu na tarde dessa terça-feira (16) apreendeu cerca de 40 pedras de crack e 45 trouxas de maconhas pronta para consumo. Segundo informações do cabo Filho, através de denúncia anônima os policiais chegaram ao moto taxista José Gomes Saraiva, 58 anos, tem estaria transportando 20 pedras de crack. Após abordado, o moto taxista falou quem seria o dono da droga. Logo a policia localizou o mesmo na sua residência na Rua João de Sousa Maciel Bairro da Esperança.
Foram presos e conduzidos a delegacia Kenedi Barboza cartaxo, 27 anos, Erlânia da Silva, 20 anos e Francilene Barboza da Silva, 49 anos, mãe do acusado. Ao todo foi apreendido cerca de 40 pedras de crack e 45 trouxas de maconha, além de objetos eletrônico como Tv, micro Sistem, celulares e uma quantia em dinheiro em espécie.
Os mesmos foram conduzidos a DP local e entregue a autoridade policial.

Casal é preso com crack em Santa Cruz-RN

Um casal foi preso na BR 226, em Santa Cruz, com 502 gramas de crack, na noite de quinta-feira (25). Policiais rodoviários federais em uma fiscalização de rotina, às 23h10, no Km 109 desconfiaram deles, pois o motorista estava bastante nervoso, enquanto que a passageira pediu para ir ao banheiro.
O veículo VW Saveiro, de placa KLX 5717/RN, de cor prata, conduzido por Fernando Igo Araújo de Medeiros, de 21 anos, e tendo como passageira Mércia Francinete da Silva, de 23 anos, foi parado e quando os policiais solicitaram a bolsa de Mércia para averiguação foram encontradas várias pedras de crack.
A partir desse momento foi solicitado apoio de uma guarnição da PM para que fosse empreendida diligência no intuito de prender os receptadores da droga. Então, foram presos Zenilton da Silva Rodrigues, de 31 anos; Rita de Cássia Silva, de 36 anos, que já cumpriram pena por tráfico, e Arlindo da Silva Jacinto.
Foram apreendidos ainda cinco telefones celulares usados para comunicação entre os envolvidos e a importância de R$ 35,00. Arlindo ainda foi autuado por embriaguez ao volante (0,40mg/l). Todos foram encaminhados à DP de Santa Cruz.
Depois de diligências, os policiais prenderam ainda Márcio César Corsino Freire, 39 anos, natural de Jandaíra, possível receptador da droga. Márcio possui mandado de prisão em aberto, também por assalto, na cidade de Mossoró.

Carro tomado de assalto no Nova Betânia é incendiado

Mossoró - Policiais da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) investigam a autoria de um assalto a veículo ocorrido na última quinta-feira no bairro Nova Betânia, em Mossoró. O carro tomado de assalto foi encontrado carbonizado na manhã de ontem, na localidade rural do Jucuri.
Dois homens armados tomaram de assalto um carro tipo Strada Adventure prata, na Rua Cezar Leite, por trás do prédio da Unidade Regional de Saúde (URSAP). De acordo com a Polícia Militar, o roubo aconteceu por volta das 21h. O condutor do veículo - não identificado - foi abordado por dois homens armados de revólver. Os dois mandaram o motorista sair do carro e fugiram no veículo.
Na madrugada de ontem, populares começaram a ligar para a Central de Operações da Polícia Militar (COPOM), informando que um veículo havia sido abandonado no Jucuri, totalmente carbonizado. Equipes do II Batalhão da Polícia Militar (BPM) foram ao local e confirmaram a denúncia. O caso está sendo apurado pela Defur, sob o comando do delegado Luis Fernando Sávio. A reportagem manteve contato com o delegado para falar sobre o assunto, mas ele disse que ainda estava levantando informações para dar início ao trabalho investigativo.

Colisão entre moto Biz e carroça de burro faz vítima fatal em Patos

Uma colisão entre uma motocicleta, modelo Biz, de cor azul, pilotada por Claudines Araújo Leite, 36 anos, comerciante e uma carroça de tração animal, deixou uma pessoa morta e outras feridas.
O acidente foi registrado por volta das 20h00m (oito horas da noite) desta sexta-feira, dia 26 de fevereiro, na PB-110, no trecho entre o Centro da cidade e o bairro do Jatobá.
Segundo informações de testemunhas, o comerciante Claudines Araújo, se dirigia para sua residência, localizada no bairro do Jatobá, conduzindo seu filho de seis (6) anos de idade, quando aconteceu a colisão.
O acidente deixou três feridos, sendo que o senhor Claudines Araújo, não suportou os ferimentos e faleceu ainda no local. O carroceiro e a criança foram socorridos para o Hospital de Patos, por uma viatura do SAMU, mas passam bem.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

PEC 300 - A LUTA CONTINUA Frente fará mobilização por piso nacional de policiais militares

A Frente Parlamentar em Defesa dos Bombeiros e Policiais Militares prepara para a próxima terça-feira, na Esplanada dos Ministérios, a segunda marcha em defesa da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 300/08. A PEC cria um piso salarial nacional para policiais e bombeiros militares, com base nos salários pagos no Distrito Federal. O piso seria de R$ 4,5 mil para praças em início de carreira e de R$ 9 mil para oficiais. Os integrantes da frente sustentam que as categorias exercem a mesma atividade em todo o País e, portanto, devem receber igualmente.
O deputado Capitão Assumção (PSB-ES) considera que a equiparação valoriza os profissionais, com reflexos positivos para toda a sociedade: "Hoje os trabalhadores da segurança pública estão sobrecarregados com as suas tarefas normais e ainda têm de enfrentar o trabalho informal [para completar os salários]. Então, suplantaríamos essa questão e teríamos profissionais com dedicação exclusiva. A sociedade sai ganhando.”
Além disso, segundo ressalta ele, há distorções salariais no País que precisam ser corrigidas. O Colégio de Líderes poderá avaliar, na próxima semana, o pedido de inclusão da PEC na pauta do Plenário.

PEC 300 está na pré-pauta da próxima semana

O Deputado Paes de Lira participou de uma reunião com o Presidente da Câmara Federal, Deputado Michel Temer, cobrando o compromisso assumido por Temer, diante das Associações que verdadeiramente representam os bombeiros e policiais militares brasileiros, de pautar a PEC 300 na primeira semana de março.
Michel Temer frisou que a PEC 300 já está na pré-pauta e que será debatida na próxima reunião do colégio de líderes, culminando com o primeiro dia da nossa mobilização em Brasília, dia 2 de março.
Portanto, estejam atentos com e-mails que disseminam a discórdia em nosso meio, tentando desestimular a nossa nova mobilização na Câmara Federal.
A nossa pressão maciça é fundamental para que a PEC 300 seja votada e aprovada nessa próxima semana.














Tiroteio acaba em homicídio na Praia do Sol na grande João Pessoa

A Polícia registrou no início da tarde desta sexta-feira (26) um homicídio na praia do Sol, na Zona Sul da Capital.
De acordo com as primeiras informações que chegaram à Redação, dois homens teriam se desentendido e trocado tiros.
Givaldo Cavalcanti, de 34 anos morreu no local e um adolesecente de 16 anos conhecido como 'Gabiru' foi levado ferido para o Hospital Ortotrauma de Mangabeira, na Capital.

Deficiente físico encontrado morto na porta de casa com golpe na cabeça

O deficiente físico Edvalsi Florentino dos Santos, 36 anos, foi encontrado morto nesta sexta-feira (26), em frente a sua casa, no distrito Mata Redonda, em Alhandra, no Litoral Sul da Paraíba.
Familiares da vítima disseram que ele não tinha inimigos, mas gostava de ingerir bebidas alcoólicas. Edvalsi Florentino saiu ontem de casa pedalando uma bicicleta e, hoje pela manhã, quando familiares abriram a porta da casa, viram o corpo com corte profundo na cabeça.
A polícia trabalha com a hipótese de ele ter sido vítima de latrocínio porque a bicicleta não foi encontrada.



Barata voadora gera demissões em TV da Paraiba

Uma barata voadora pousou na blusa de uma apresentadora da TV Paraíba, em Campina Grande esta semana, no momento em que ela fazia uma transmissão ao vivo para TV Cabo Branco em João Pessoa. O que acabou gerando a demissão de dois funcionários da empresa, um diretor de estúdio e um câmera.
Alguns funcionários da TV Paraíba disseram estar inconformados com a decisão por parte da superintendência da empresa, mas como não podem fazer nada, apenas lamentam o ocorrido. Depoimentos dos funcionários afirmam que mesmo sendo humanos, não é possível que se erre, contrariando o dito popular de que “errar é humano”.

Homem chega a pé, assalta posto de combustível em Tavares, toma veículo em foge em seguida

A Polícia Militar continua em diligências para identificar e prender um homem acusado de roubo ao Posto de Combustível São Miguel, situado às margens da rodovia PB 306, na cidade de Tavares.
Por volta das 17h30m de ontem (25), o Destacamento Policial da cidade recebeu informações de que um indivíduo trajando camisa de mangas compridas, de cor branca e usando um capacete, se aproximou a pé do Posto de Combustível e utilizando uma espingarda calibre 12, rendeu os frentistas Roberto Carlos de Sousa, 39 anos e José Cícero da Silva, 32 anos, exigindo toda a quantia que havia sido apurada durante o dia.
Segundo informações das vítimas, o acusado disparou a arma para cima rendendo um motorista que passava no local conduzindo uma camionete D-20, de cor vermelha, e tomou destino ignorado.

Professores da Rede Municipal de Patos aprovam proposta salarial do governo

Reunidos em assembléia geral realizada na tarde da última quinta-feira (25), os professores da Rede Municipal de Ensino de Patos, aprovaram a proposta salarial discutida durante uma semana entre a prefeitura e o Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e região, (Sinfemp). Com a aprovação da tabela o professor com magistério passará receber até R$ 1.174,43 – incluindo a docência e qüinqüênio, para uma jornada de 25 horas semanais.
Já o professor com licenciatura passará a receber um salário de R$ 1.312,26; professor com especialização receberá até R$ 1.474,82, com mestrado R$ 1.632,49 e o professor com doutorado o salário passa para R$ 1.820,28.
Com essa nova tabela o salário do magistério patoense varia de R$ 1.022,90, para o professor que está ingressando no quadro, a R$ 1.820,28 para o professor com doutorado.
Também foi acordado o descongelamento das gratificações de docência, que a partir de hoje varia de 30% a 55% de acordo com a titularidade. O mesmo aumento será concedido aos professores aposentados e pensionistas do município de Patos.

Adolescente de 15 anos é esfaqueado na cabeça

Um adolescente de 15 anos teve uma faca cravada na cabeça por um desconhecido na noite da última terça-feira (16). De acordo com as informações do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), o incidente ocorreu dentro do Bloco das Desprovidas, no Conjunto Mário Andreazza, em Bayeux.
Ele foi socorrido pela Polícia Militar e levado ainda consciente ao Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena por volta das 22h.
A assessoria de comunicação do hospital revelou que o adolescente passou por uma cirurgia e continua internado no bloco cirúrgico em estado grave. A vítima está respirando com a ajuda de aparelhos.
Ainda segundo a assessoria, até o final da manhã desta quarta-feira (17), nenhum parente do paciente havia entrado em contato com o Hospital de Trauma.

Esclarecimentos sobre a PEC 300

O Senado aprovou a PEC 41 no dia 02/12/2009, que estabelece um piso nacional para os policiais do Brasil, mas não determina o valor.
A PEC 41, após aprovada no Senado, foi para a Câmara Federal, onde tem o nº 446 e espera para ser votada na Comissão de Constituição e Justiça, antes de ir para votação final.
A PEC 300 é da Câmara dos Deputados, já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (portanto, considerá-la inconstitucional é MENTIRA ou MÁ-FÉ), assim sendo, ela só falta ser votada no Plenário agora.
A PEC 300 estabelece um piso de R$ 4.500,00. E caso ela seja aprovada na Câmara dos Deputados (é o que queremos!), seguirá para ser votada no Senado (que já aprovou a 41).
As duas PECs são incompatíveis entre si. Não é possível aprová-las isoladamente, seja na Câmara ou no Senado. Todavia, nas conversas que tivemos com diversos líderes no Congresso (das duas Casas) sentimos que há interesse na aprovação de um piso nacional para os policiais brasileiros. Ou seja, nossa pressão já surtiu efeito e mudou a opinião de centenas de parlamentares. Veja a nossa força!
O problema agora é que os Senadores e Deputados têm que chegar a um acordo de como unir as duas PECs. Já existe uma proposta de acordo entre Deputados Federais e Senadores, que ainda está sendo analisada.
Eis a nova proposta em debate no Congresso Nacional:
Inclui os colegas da Polícia Civil;
Inclui os inativos e pensionistas;
O governo federal presta assistência financeira complementar;
Estabelece o piso dos praças e investigadores em R$ 3.500,00 e o dos oficiais e delegados em R$ 7.000,00;
Cumprimento em 6 meses após aprovação da Emenda Constitucional.
Como disse, esses critérios, estão sendo analisados pelos líderes nacionais. Estamos juntamente com o Observatório da Cidadania, acompanhando e pressionando esses líderes.
Continuamos confiantes e esperançosos.
Abraços,
Capitão Tadeu Fernandes

Deputado Estadual - Líder do PSB

Delegado apresenta nesta sexta-feira PM acusado de participar de grupos de extermínio

O delegado Carlos Alberto, titular da Delegacia de Capturas do Estado, concede entrevista coletiva à imprensa nesta sexta-feira (26).
O assunto será a prisão do soldado da PM, Carlos Eduardo Gomes da Silva, preso na tarde desta quinta-feira (25) por determinação judicial, acusado de participação em grupos de extermínio no Estado da Paraíba.

Após denuncia anônima, dois jovens são presos com drogas em Teixeira

Por volta das 15h desta quinta-feira (25/02), Policiais Militares da 2ª Cia de Teixeira prenderam Leila Patrícia Vieira de Lucena, solteira de 21 anos e Gilberto de Souza Nunes de 27 anos.
A prisão aconteceu depois que os policiais receberam uma denuncia anônima informando que Leila Patrícia estaria vindo da cidade de Patos para Teixeira com certa quantia de droga, essa informação foi repassada para os policias da viatura nº 1201 comandada pelo Cabo Izídro e os soldados Gildenes e Ricardo, os mesmos foram até a entrada da cidade, precisamente de frente ao presídio local e abordaram um veículo de transporte alternativo e localizaram a acusada, com ela foram encontradas três porções de maconha, a mesma afirmou aos policias que a droga seria para outra pessoa, o Gilberto de Souza.
Os policias fizeram diligência e prenderam o outro acusado, o mesmo confirmou que a maconha encontrada com Leila Patrícia era para ele, os dois foram conduzidos até a autoridade judiciária junto com o produto apreendido para as medidas legais.
Leila Patrícia Vieira de Lucena que mora na Rua Manoel Mendes dos Santos, no Bairro Vila Feliz e Gilberto de Souza Nunes que mora na Rua Padre Vicente Xavier, ambos em Teixeira estão detidos no presídio local a disposição da Justiça.

Dupla de meliantes assaltam agência dos Correios de Tangará-RN

Dois homens armados invadiram e assaltaram na tarde desta quinta-feira, 25/02, a agência dos Correios da cidade de Tangará-RN, no interior do estado.
De acordo com a polícia local, a dupla fugiu levando aproximadamente R$ 40.000,00 (quarenta mil reais).
Segundo a polícia, a ação ocorreu por volta das 15h10min. Usando uma moto Twister preta de placas de Natal-RN, os dois homens chegaram ao local.
Depois de subtraírem aparelhos celulares de clientes que estavam na agência, eles roubaram os R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) e trancaram o gerente e as demais vítimas no cofre da agência.
Logo após a ação, a dupla fugiu com destino ignorado. Policiais Militares da 4ª Companhia de Polícia foram acionados e desde de tarde estão fazendo diligências no intuito de encontrar os acusados. As câmeras de segurança gravaram imagens dos acusados, que trajavam camisas vermelhas.

VIATURA DA SEGURANÇA DA CASA DO VICE-GOVERNADOR DO RIO NÃO ANDA

Este carro da Polícia Militar, em estado deplorável, é a viatura que faz parte do esquema de segurança da residência do vice-governador, Luiz Fernando Pezão, em Piraí. Há três semanas o carro está com os pneus arriados, bomba de combustível queimada e sem o rádio de comunicação funcionando, ou seja, sem condições de trabalho. Além de estar escorada com um bloco de cimento conforme mostrado na foto. Um policial, que preferiu não se identificar, disse que a comunicação com o batalhado do PM é feita por meio do telefone celular.

PM DO RIO DE JANEIRO ESTÁ DE LUTO

O sargento Wagner Silva lotado no (BPRv) estava no ônibus da viação 1001, reagiu à ação de criminosos, durante uma tentativa de assalto, na rodovia RJ-104 em São Gonçalo. Houve confronto e o policial foi baleado morrendo na hora.

PEC 300-EU ACREDITO. AGORA OU NUNCA.

CONVOCATÓRIA NACIONAL


URGENTE

Companheiros, mais do que nunca, a PEC 300 precisa de você. Estamos numa fase decisiva e sua participação poderá alterar e mudar o ruma de nossa história.
Não é segredo que temos sofrido pressões de todos os lados para que a nossa PEC300 não seja votada e aprovada. Muitos tentam nos desaminar nesta hora. Estranhamente, inclusive algumas associações.
Mas não podemos retroceder nesse momento mais importante desta caminhada. O momento é de união, de seguir em frente. Como disse o Secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri: “vocês estão com um pé na porta para conseguirem a PEC 300. Se essa porta se fechar, nem em 50 anos essa porta se abrirá de novo.” Conclamos a você policial militar e bombeiro a dar mais um paço para adentrarmos a essa porta.
Boatos foram desfeitos. Nossa PEC não é insconstitucional, como muitos apostavam. Ela foi forjada pelas mão de milhares de policiais e bombeiros, é fruto de nossa vontade e nossa mobilização. Mobilização esta que agora deve tornar-se a maior da história.
Convocamos todos os PMs e BMs e agora também aos Policiais Civis de todo o Brasil a se fazerem presentes em Brasília nos dia 2 e 3 de março para a maior marcha oliciais e bombeiros na capital federal. No local iremos deliberar se aceitaremos a proposta da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados que fixa o piso nacional em R$ 3.500,00 ou se vamos manter a proposta original de R$ 4.500,00.
Caso a PEC 300 não seja colocada em pauta até o dia 3, haverá uma grande Assembléia Geral da categoria em frente ao Congresso Nacional, onde votaremos indicativo de aquartelamento ou greve geral em todo o Brasil. Esta responsabilidade cairá sobre a Câmara dos Deputados e principalmente sobre seu presidente, Deputado Michel Temer.
Sua presença é indispensável para avançarmos mais um flanco desta batalha. Lembrem-se: “Não há vitória sem luta”. E nossa vitória está decretada! Eu acredito! E você?
Grande abraço a todos, nos vemos em Brasília. E que Deus nos abençoe.

Major Fábio - Deputado Federal

Polícia prende mais quatro acusados do sequestro de escrivã da PF

A Polícia Federal prendeu na tarde desta quinta-feira (25) mais quatro acusados do sequestro da escrivã da Polícia Federal, Mércia Barros da Silva. Com as prisões de hoje, somam nove pessoas detidas por envolvimento no crime.
Foram presos pela Polícia Federal Fábio Lira Bezerra, que cumpre pena em regime semi-aberto por homicídio, no Presídio de Segurança Média de Mangabeira; Bruno Sousa, também conhecido como Bruno Negão; Damião Venâncio e Paulo César. Todos na faixa etária entre 18 e 20 anos. Os policiais também deteram uma adolescente na manhã de hoje.
Na noite desta quarta (25) uma operação conjunta da Polícia Federal e da Polícia Militar já havia prendido três acusados e apreendido um adolescente também acusado de participação no sequestro.
Com os detidos, a Polícia recuperou tudo o que foi levado da vítima. O veículo da escrivã, um Astra de cor preta e placas KLK-7781, de João Pessoa, e ainda um leptop, uma pistola 9 milímetros de uso exclusivo da Polícia Federal, a carteira funcional além de objetos pessoais da vítima.
Os quatro primeiros jovens foram detidos em Mangabeira e Manaíra e o adolescente no Bairro São José. Os outros quatro presos na tarde de hoje também foram detidos em João Pessoa, mais ainda não há informações sobre as localidades.
O sequestro - A escrivã foi sequestrada na noite da última segunda-feira (22) em frente a uma academia de ginástica em Tambaú, quando esperava a filha. Os sequestradores após dar voltas pela cidade abandonaram a escrivã na Avenida Epitácio Pessoa e seguiram levando o veículo e pertences dela.

Policiais civis fazem paralisação de 48 horas

Os policiais civis da Paraíba fazem nesta sexta-feira (26) e sábado (27) uma paralisação de 48 horas que pode se estender por tempo indeterminado. Os policiais alegam que o Governo não cumpriu o acordo celebrado no ano passado.
O acordo envolvia a reestruturação do PCCR, pagamengo de plantões extras, adicionais noturnos, programas de subsídios e outros benefícios não foi cumprido.
Sexta e sábado os policiais somente atuarão em procedimentos de flagrante, segundo o presidente da Associação de Policiais Civil (Aspol), Flávio Moreira.
Segundo ele, pela programação os policiais se reunirão nesta sexta-feira pela manhã na Central de Polícia, no Varadouro, em João Pessoa, onde farão um ato público. No sábado, cerca de 500 policiais participarão de uma passeata de protesto do Busto de Tamandaré até a Gameleira, em Tambaú.
Os policiais já fizeram uma paralisação de 24 horas no último dia 19. "Como não houve nenhuma reação do governo, vamos parar hoje e amanhã, podendo não retomar as atividades na segunda-feira”, informou Flávio Moreira.

Em Catingueira: Peladeiros voltam a atacar.

Os peladeiros da cidade de Catingueira não brincam em serviço mesmo, nem de baixo d’ água.
Maníacos e alucinados por uma velha “pelada”, eles na tarde desta quarta-feira (24) novamente invadiram o estádio municipal de Catingueira. Melhor dizendo, entraram sem o consentimento expresso das autoridades competentes, já que a muralha do “vovozão” foi abaixo (literalmente) com a força dos ventos.
Mais desta vez não foi caso de polêmica, nem a tropa de choque precisou ser chamada nem tão pouco sairá na Revista “Placar”.O fato é o seguinte:
Após a invasão do referido e polêmico estádio no último dia 04 de janeiro, os responsáveis entraram em acordo e permitiram que os peladeiros jogassem três dias por semana, quarta-feira, sábado e domingo. Até aí, tudo certo.
Mais como é de costume o responsável pela limpeza do estádio aguar algumas vezes por semana a grama, por azar dos peladeiros, ao chegarem para seus treinos, se surpreenderam com os canos dentro do “vovozão” jogando água para tudo que é canto.
O vigia do estádio por sua vez, disse que estava fazendo seu trabalho, o qual teria recebido ordens para que a grama fosse aguada na quarta-feira (dia dos treinos).
Os peladeiros que possuem uma coceira da peste na sola dos pés, disseram que não tinha problema, jogavam mesmo assim. E foi o que aconteceu, os jogadores não quiseram nem saber, amarraram suas chuteiras e mandaram brasa.Por fim, quando terminou o treino, todos estavam parecendo um monte de pintos molhados.

Atlético de Cajazeiras poderá sofrer intervenção.

Um membro da diretoria do clube revelou a reportagem do blog do fuxico que, o Trovão Azul do Sertão poderá sofrer intervenção a qualquer momento.
Segundo o membro da diretoria, uma das razões seria a falta de transparência da atual diretoria no que diz respeito a prestação de conta do clube, a nossa fonte, revelou que o presidente do clube, Nirvan Furtado teria recebido uma cota do repasse do patrocinador BMG no valor de R$ 30.000.00 (Trinta Mil Reais) e informado a membro da diretoria que o valor tinha sido R$ 20.000.00 (Vinte Mil Reais), o relapso de esquecimento do presidente do clube teria gerado desconfiança na transparência das finanças e ao mesmo tempo abriu uma discussão de uma possível intervenção no clube.
Nossa fonte revelou ainda que com a intervenção, os membros indicariam o nome de Narcizão para assumir os destinos do Trovão Azul do Sertão.

Dupla é executada em Natal-RN e Polícia acredita em crime encomendado

(Vitimas)

Dois homens foram executados a tiros por três suspeitos armados dentro de uma sucata no início da tarde desta quinta-feira (25) em Igapó, bairro da zona Norte de Natal-RN. Uma das vítimas é Ronaldo Pontes Correia, 46 anos, enquanto a outra não foi identificada, pois seus documentos estavam no bolso da calça, o que obriga os policiais a aguardarem a chegada do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) para recolher o material que possibilita a identificação.
No carro em que as vítimas chegaram ao local do crime, um Fox preto, de placas MXU-6277-RN, (foto abaixo) foi encontrada uma pasta com R$ 273.000,00 (duzentos e setenta e três mil reais) em notas promissórias, mais R$ 55.000 (cinqüenta e cinco mil reais) em cheques, além de vários documentos de veículos penhorados. A polícia suspeita que a execuções tenham sido encomendadas.

(Veículo das Vitimas)

Para o supervisor de operações do Comando de Policiamento Metropolitano, Heriberto Rodrigues, é possível que as execuções tenham sido encomendadas por um consórcio de sucateiros, já que as notas encontradas no veículo estavam em nome de proprietários de sucatas. Ronaldo e o outro homem assassinado seriam agiotas.
Os dois chegaram à sucata Favorita, na avenida das Fronteiras, por volta de 12h00min, enquanto conversavam com o dono da sucata, os três homens desceram de um Palio Branco se dizendo policiais da Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov). De acordo com a polícia os suspeitos disseram que iam acertar contas e obrigaram todos que estavam no local a deitarem no chão.
Em seguida, Ronaldo e o outro homem que chegou ao Fox foram levados para trás da sucata, onde foram executados com cerca de três tiros cada. Os disparos foram efetuados na nuca e nas costas. Após cometerem o crime, os suspeitos ainda teriam revistado os corpos, mas nada encontraram. A pasta com as notas promissórias e cheques foi achada mais tarde pela polícia embaixo do tapete do Fox.
Os corpos foram levados para o ITEP antes de serem liberados para sepultamento. O caso será investigado pela equipe do 9º Distrito Policial.

“Operação Aviãozinho”: PM prende na cidade de Jericó-PB, um traficante, quatro usuários e um mototaxista que fazia o “aviãozinho” do tráfico

Na noite de ontem (24), no centro da cidade de Jericó-PB, por volta das 18h20min após o Cabo Nunes perceber uma movimentação estranha entre quatro mulheres e um mototaxista, o referido policial juntamente com seu parceiro o soldado Gleson e com apoio dos Cabos: Azevedo e Valdery, do Destacamento vizinho da cidade de Mato Grosso-PB, os mesmo conseguiram prender um traficante de drogas, quatro viciados e um mototaxista que fazia o “aviãozinho” de entrega da droga.
Tudo começou na praça central da cidade, quando o cabo Nunes desconfiado com a movimentação estranha do mototaxista Antonio Rodrigues de Sousa que reside em Jericó-PB e as quatro mulheres de “vida livre” que ao perceberem a aproximação do policial o mototaxista tentou se evadir do local jogando um pedaço de papel ao chão sendo que na hora da abordagem o mesmo ainda pisou em cima da droga que foi percebido pelo policial que o ordenou para que o mesmo tirasse seu pé de cima do embrulho.
Após a confirmação de o embrulho continha quatro pedras de uma substância sólida e amarelada conhecida popularmente por “crack”, o mototaxista Antonio Rodrigues juntamente com as quatro usuárias de vulgos: Sheyliane, Titiu, Fia e Patoca, sendo as três primeiras da cidade de Pombal-PB e a ultima da cidade de São José do Sabugí-PB, foram encaminhados até a delegacia local.
Na delegacia, as quatro acusadas confessaram que haviam mandado o motoxista comprar a droga, bem como, o mototaxista revelou que a droga tinha sido comprada a Alderlan Neves de Sousa por R$ 40,00 (quarenta reais) e que o mesmo já havia comprado outras vezes a droga ao acusado.
Quando os policiais se preparavam para procurar o acusado Alderlan, para supresa dos policias o mesmo estava nas proximidades da Delegacia observando a movimentação juntamente com os curiosos que amotinavam naquele local, sendo o mesmo preso em seguida.
Todos os acusados que foram presos na operação batizada pelos policiais de “OPERAÇÃO AVIÃOZINHO”, foram encaminhados juntamente com a droga apreendida e objetos pessoais pelas guarnições do Destacamento local, Destacamento de Mato Grosso-PB e Guarnição do CHOQUE, até A DP da cidade de Catolé do Rocha-PB onde foram ouvidos pela Delegada de Polícia Civil a Dra. Sílvia Alencar Carvalho Gomes, e ficarão presos a disposição da justiça daquela comarca.

Viatura da PM capota durante manobra na cidade de Guarabira-PB

Há menos de um mês que o IV BPM foi contemplada com sete viaturas, uma delas acabou sendo parcialmente danificada devido a um capotamento, ocorrido na manhã desta quarta-feira (24).
O incidente aconteceu na pista de pouso de Guarabira-PB. Segundo o sub-comandante major Sinval, o soldado PM Duarte dirigia a caminhonete cabine dupla, de marca Ranger, e ao tentar fazer uma manobra levou o carro a capotar.
“O comando vai instaurar um procedimento para apurar se houve negligência, imperícia ou imprudência da parte do soldado”, disse Sinval.
Embora o soldado tenha passado por uma avaliação médica, não sofreu ferimentos. Mas, ele terá que explicar como tudo aconteceu, já que não estava em perseguição policial nem em estrada com risco de capotamento.
Uma apuração está sendo realizada para descobrir os motivos que levaram o automóvel a capotar.

O relator da PEC 300, deputado federal paraibano Major Fábio (DEM) utilizou o microfone da Câmara dos Deputados para cobrar a votação da matéria, e convocar para a 2º grande mobilização nacional que acontecerá nos próximos dias 2 e 3 de Março, onde são esperados cerca de 10 mil PM,s e BM,s em Brasília.

O relator da PEC 300, deputado federal paraibano Major Fábio (DEM) utilizou o microfone da Câmara dos Deputados para cobrar a votação da matéria, e convocar para a 2º grande mobilização nacional que acontecerá nos próximos dias 2 e 3 de Março, onde são esperados cerca de 10 mil PM,s e BM,s em Brasília.
O deputado denunciou a existência de movimento orquestrado contra a PEC 300, e lamentou a onda de perseguição que está sofrendo por conta da defesa intransigente por melhores salários para a categoria.
-São capazes de tudo! Nesses últimos dias, Eu, o deputado Capitão Assumção e o deputado Paes de Lira, temos sofrido uma verdadeira perseguição orquestrada em todo o Brasil porque, infelizmente, não se quer pagar bem os Policiais e Bombeiros Militares do Brasil.
O deputado Major também alertou para o envio de mensagens falsas via internet. Segundo ele, os Policiais e Bombeiros Militares que estarão em Brasília na próxima semana, não podem voltar para os seus Estados decepcionados, com sentimento de frustração e descrédito no Congresso Nacional.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PEC 300: emenda sofre alterações



A proposta deverá ser votada com salários mais baixos e a inclusão de pensionistas e policiais civis.

Militares sergipanos pressionam em Brasilia a aprovação da PEC 300 (Foto:Absmse)

Apesar da grande movimentação em torno da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC/300) pela Câmara dos Deputados, é possível que ela não seja votada no final deste mês por conta das alterações que estão sendo feitas pelos parlamentares. Os primeiros ajustes dão conta de que os valores que as categorias vinham reivindicando baixaram.

De acordo com a proposta inicial, os pisos seriam de R$ 4,5 mil e R$ 9 mil, mas na última quarta-feira, 10, um grupo de parlamentares lançou uma contraproposta que estabelece um salário inicial de R$ 3,5 mil para policiais e bombeiros em início de carreira, e de R$ 7 mil para oficiais.

Segundo o Deputado Mendonça Prado (DEM/SE), a briga consiste na pressão que os Estados estão fazendo para que o piso não seja baseado no salário dos militares do Distrito Federal, que gira em

torno de R$4.500,00. Apesar de alguns setores discordarem do texto inicial da PEC 300, Mendonça acredita que a votação deverá acontecer no final de fevereiro.


A expectativa do Deputado Mendonça é que a PEC seja votada ainda este mês (Foto: Arquivo Portal Infonet)


“Nós queremos depositar a confiança nos integrantes da mesa para que assumam o compromisso de votar a PEC 300 porque esse é um anseio de militares de todo País”, afirma Mendonça, enfatizando que o documento está pronto para ir ao Plenário.

“O presidente da Câmara dos Deputados está analisando uma nova PEC que sofreu algumas alterações e será votada através de uma emenda aglutinativa, onde será analisado o valor do piso, alcançando o mesmo valor para os inativos e pensionistas”, esclarece o deputado.

PEC 446


O cabo Patricio diz que é preciso fazer alterações na emenda (Foto:Ascom)
No entendimento do presidente da Associação Nacional dos Praças do Brasil (Anaspra), o deputado distrital Cabo Patrício (PT), a PEC 300 apresenta itens que são inconstitucionais.“Ela precisa de correções. Do jeito que está é inconstitucional porque não identifica a fonte pagadora. O legislador não pode criar despesas para o Executivo sem prever a fonte desses recursos. Isso é tarefa do Executivo”, enfatiza, salientando que a PEC pode ser votada somente em março para as adequações.

“Não adianta trazer os policiais de todo País a Brasília para pressionar a aprovação do piso. Não posso concordar com isso porque os militares ficam dormindo de qualquer jeito e não adianta nada. É preciso um entendimento, um diálogo de todos os parlamentares para que a PEC seja aprovada com responsabilidade”, ressalta o Cabo Patrício,
Se não houver votação, militares prometem aquartelemento (Foto:Arquivo Portal Infonet)
completando que é a favor que a votação aconteça.

“Não importa se será PEC 300 ou PEC 446. Não importa o número ou o autor da proposta. O importante é criar o piso o quanto antes, para fazer justiça aos policiais e bombeiros que estão perdendo a vida”, defende o parlamentar.

O gestor da Associação Beneficente de Servidores Militares de Sergipe (ABSMSE), sargento Vieira, é a favor da implantação das duas Propostas. Segundo Vieira a PEC 300 precisa de correções porque não podem ser incluídos valores. “A 300 passou na Comissão de Constituição e Justiça [CCJ] garantindo a paridade de salários entre ativos, inativos e pensionistas, mas precisa de correções porque a PEC não pode incluir valores”, explica.

Ele lembra que a segurança pública vem sendo tratada com descaso. “A segurança pública vem sendo tratada com jeitinho e isso está refletindo na sociedade. O policial trabalha com medo nas ruas porque se, Deus me livre, eu morrer a minha família vai passar necessidade”, diz o gestor da ABSMSE.
Aquartelamento 
Se não houver votação, militares prometem aquartelemento 
Os militares estão reunidos em todo País para criar formas de pressionar a Câmara caso a PEC 300 não seja votada até o final do mês. Cautelosos, os militares vão acompanhar o andamento dos trabalhos, mas caso a PEC não seja votada a promessa é de aquartelamento. “Vamos esperar que a votação aconteça e seguir uma orientação do que irá acontecer em todo País”, garante Sargento Vieira.

BBB Anamara é exonerada da Polícia Militar

Foi exonerada da Polícia Militar da Bahia a BBB Anamara Cristiane de Brito Barreira, conhecida como Maroca. A solicitação foi entregue a pedido dela no começo do mês. A exoneração foi aceita e publicada nesta terça-feira (23) no Diário Oficial.
O advogado da BBB, Wank Medrado, explicou que Anamara está definitivamente desligada da polícia e só poderá voltar para a corporação se realizar novo concurso. "Se Anamara não voltasse ao trabalho, ela estaria cometendo crime de deserção. Ela poderia ser presa, responder a processo militar e pegar até dois anos de prisão", afirmou.
De acordo com o advogado, Anamara deixou uma procuração com a amiga Amanda Pinto. Ela é quem estaria incumbida de resolver questões pessoais para Anamara.
"Antes de Anamara entrar na casa, tivemos uma reunião sobre como seria o gerenciamento dos assuntos dela, enquanto ela estivesse confinada. Eu fiquei responsável somente pela parte jurídica", disse o advogado.
Segundo Wank Medrado, não há mais vínculo entre a BBB e a Polícia Militar. " O vínculo de Anamara foi rompido definitivamente com a polícia. Ainda que ela queira, não poderá mais voltar. Só se ela realizar novo concurso público. Se Anamara sair da casa e não tiver trabalho, ela está desempregada", afirmou.

Treinadora morta por orca em parque na Flórida caiu no tanque, diz polícia

Uma treinadora do SeaWorld de Orlando, no estado americano da Flórida, que morreu ao ser atacada por uma orca nesta quarta-feira (24), escorregou e caiu no tanque onde ficava o animal, disse um porta-voz da polícia. 

"Aparentemente ela se desequilibou e caiu", disse o porta-voz da polícia do condado de Orange, Jim Salomon, que rechaçou informações divulgadas anteriormente pela imprensa de que a orca havia arrastado a mulher até o tanque. 

O porta-voz da polícia identificou a mulher como a treinadora Dawn Brancheau, de 40 anos, embora o parque não tenha divulgado seu nome. 

"Uma de nossas mais experientes treinadoras de animais afogou-se em um incidente com uma de nossas orcas nesta tarde", informou Dan Brown, gerente-geral do SeaWorld. 

"Este é um momento extremamente difícil para os parques SeaWorld", disse o gerente ao se referir ao ocorrido. 

Segundo a TV local, a treinadora morreu após ter sido atacada por Tilikum, uma das orcas mantidas no tanque de Shamu. 
Comunicado 
Em comunicado, o SeaWorld lamentou a morte e informou que uma investigação já foi instalada para identificar a possível causa. Leia a abaixo a íntegra do texto: 
"Comunicado oficial sobre incidente no SeaWorld Orlando 

É com profunda tristeza que o SeaWorld Parks & Entertainment comunica que nesta tarde, 24 de fevereiro de 2010, uma de nossas experientes treinadoras de animais faleceu em um acidente com uma de nossas baleias orcas. Já foi instalada uma investigação para identificar a possível causa do ocorrido. Há diversos dados e detalhes que gostaríamos de compartir sobre esse caso, mas vamos aguardar os resultados oficiais e divulgá-los no momento correto. 

Nós fazemos questão de enfatizar que esse é um momento extremamente difícil para o SeaWorld e todos os membros da equipe. Nós nunca tivemos em 46 anos de história de SeaWorld um incidente como este, e todos os nossos procedimentos passarão por severas investigações. Nós estendemos nossos sentimentos a família e amigos da treinadora e iremos providenciar toda a assistência a eles nesse difícil momento." 

Em frente ao público 

Segundo a testemunha Victoria Biniak, ouvida pela TV, a treinadora tinha acabado de explicar ao público como seria o show. Então, o animal teria pulado do tanque, agarrado a mulher e a chacoalhado violentamente, em frente ao público. 

Depois do ataque, os visitantes foram levados para fora, e o parque foi fechado, disse a testemunha à TV. 

Parques da rede SeaWorld nos EUA já haviam sido palco de incidentes anteriormente. Em novembro de 2006, o treinador Kenneth Peters, de 39 anos, foi mordido e levou vários caldos" de uma orca durante um show em San Diego, na Califórnia. Ele quebrou um pé. Ela já havia atacado Peters duas vezes antes, em 1993 e 1999. 

Em 2004, no parque de San Antonio, no estado do Texas, outro animal tentou atingir e morder um treinador. Ele conseguiu escapar ileso. 

Condomínio atrasado faz síndico descobrir francês morto há 3 anos

A descoberta do corpo de um francês de 70 anos que tinha falecido havia três anos em seu apartamento nos arredores de Paris reacendeu o debate sobre o isolamento de idosos na França quando foi revelado, na quarta-feira. 

O corpo, em estado avançado de decomposição, só foi descoberto depois que o síndico do prédio onde o idoso morava, em Asnières, na periferia de Paris, moveu uma ação de cobrança para receber o condomínio atrasado. Após não receber nenhuma resposta em relação às inúmeras cartas de cobrança dos condomínios atrasados, desde janeiro de 2007, ele contratou um especialista em genealogia para localizar a família do idoso. 

Ele acabou descobrindo a existência de um irmão. Mas esse parente não tinha contato com o septuagenário havia anos. O síndico declarou à imprensa francesa que o idoso, proprietário de um pequeno apartamento, costumava quitar o condomínio no prazo certo e, muitas vezes, ia pessoalmente ao seu escritório para efetuar o pagamento. 

"Fizemos nossas próprias investigações na vizinhança, que não levaram a nada. Ninguém tinha informações. Nós não temos o direito de violar as áreas privadas do prédio e não podíamos entrar em seu apartamento", declarou o síndico, que preferiu não se identificar, ao jornal Le Parisien. 

"Pedimos ao nosso advogado para encontrar sua família e ele solicitou os serviços de um especialista em genealogia. Foi a partir disso que o corpo pode ser descoberto", afirmou. 
Alerta 

Após ser informado pelo especialista em genealogia que o idoso não dava sinais de vida há pelo menos três anos, o irmão do morto decidiu alertar a polícia. 

Um grupo de policiais foi ao prédio na sexta-feira e descobriu que a caixa de correspondência do idoso estava abarrotada. As cartas mais antigas datavam de fevereiro de 2007. Os bombeiros quebraram o vidro da janela para entrar no apartamento e descobriram o corpo do idoso no chão, em estado avançado de putrefação. 

Nenhum vizinho alertou, nesses três anos, sobre problemas relativos ao cheiro causado pela decomposição ou teria ficado preocupado com o desaparecimento do morador do prédio, diz o Le Parisien. 

O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal para uma autópsia. Segundo os primeiros elementos da investigação, o idoso teria morrido de morte natural. "Esse caso é terrível. Ele revela o drama da solidão e da marginalização. É preciso lutar contra isso e envolver lojistas, associações e vizinhos para que as pessoas não vivam tão isoladas", afirmou Sébastien Pietrasanta, prefeito de Asnières. 

Em 2003, durante a onda de calor na França, que matou 13 mil pessoas, a grande maioria idosas, mais de mil famílias não se apresentaram para recuperar o corpo de seus parentes. Após campanhas de sensibilização do governo francês, centenas de familiares se identificaram para assumir os procedimentos dos enterros.